Assembleia é um conjunto de pessoas representantes de outrem ou em nome próprio que discutem sobre assuntos até chegarem a resolução dos mesmos. Sendo um órgão representativo, deliberativo e administrativo.
Prevê nos seus estatutos a forma da actuação da assembleia que deve reunir e pontualmente para discutir orçamentos, aplicações de resultados e como tratar de assuntos que exijam a sua convocação.
Os estatutos prevêem reunião uma vez por ano com aviso prévio de 15 dias. Aprovando delegações gerais, nomeações de sócios etc.
Assembleias-gerais são dirigidas por um órgão – “Mesa”, que dirige e controla as reuniões.
O.T (Ordem de Trabalhos) assuntos como objecto de discussão.
Antes da O.T podem opinar sobre qualquer assunto, e se quiserem incluir um novo assunto de variados temas e interesses os membros tem que ir a votação, em caso de empate a decisão e tomado pelo presidente.
E dependentemente das propostas estas são caracterizadas por um nome devido, pelas quais são:
Monções: quando se trata de algo nem geral.
Propostas: quando é algo pormenorizadas e detalhado.
Requerimentos: quando se referem a questões menores.
Grupo, interacção e debate:
O debate não é um substituto de um trabalho pessoal, mas sim uma reunião de grupo com o objectivo de resolver um problema em concreto. Para resultar deverá ser seleccionada assertivamente os participantes como a hora, local e data.
Os participantes deverão ser em geral objectivos, criativos, disciplinados, confiança, prudência e independência.
Deverão convencer, prender, despertar a reacção de desejada nos receptores.
Compete ao director definir os problemas, dar inicio a discussão, estimular e manter a disciplina, fazer as súmulas necessárias e elaborar a síntese final.
O assunto é o critério com que se faz a seguir a reunião. A exposição da mesma tem que ser clara, directa e feita de forma breve.
E essencial apresentar alternativas em função do que foi exposto.
Circunstancias:
O local, hora e data e disposição dos interlocutores tem de ser seriamente pensado paa que nada corra mal.
Existem fracassos e muita das vezes são devido a:
Participantes mal seleccionados;
Insuficiência de elementos informativos;
Director mal preparado;
Local inadequado e tempo mal calculado.
Interacção e o debate
Num grupo cada elemento fala por si, dai que numa reunião passa-se 80% do tempo a analisar problemas e os restantes 20% a estudar possíveis alternativas, quando deveria ser exactamente ao contrário.
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